Livro traz cartas trocadas por Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima

Editora da USP publica a correspondência entre o escritor e o crítico literário de 1925 a 1944

03/04/2019

Em Jornal da USP

Por Claudia Costa

Este é o sétimo volume da Coleção Correspondência de Mário de Andrade, editada sempre numa parceria entre a Edusp e o IEB, que conserva o acervo do escritor modernista, constituído por uma biblioteca, arquivo e uma coleção de artes visuais. Os volumes já publicados destacam as cartas trocadas entre Mário e Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral, Henriqueta Lisboa, Luiz Camillo de Oliveira Netto, Newton Freitas e escritores e artistas argentinos.

Em março de 1944, Mário de Andrade (1893-1945), escrevendo ao jovem jornalista carioca Moacir Werneck de Castro, refere-se ao tom ríspido da correspondência que desde 1925 vinha trocando com o crítico literário e pensador católico Alceu Amoroso Lima (1893-1983), o Tristão de Ataíde. Entre São Paulo e Rio de Janeiro, circularam “cartas por vezes ásperas, duras, ferintes mesmo, de amigos que são inimigos e se combatem”.
– Marcos Antonio de Moraes

A correspondência entre Mário e Alceu Amoroso Lima é uma troca epistolar apaixonada pelo debate, marcada pela divergência de ideias, mas sempre com um profundo respeito entre ambos, como diz Marcos de Moraes. “A bem da verdade, em alguns momentos, ambos usam a carta para elogios e admirações recíprocos, especialmente quando Mário vê em Alceu o protótipo do crítico literário ideal ou quando Alceu percebe em Mário o cerne do equilíbrio criativo e estético entre tradição e vanguarda, como ele próprio afirmou várias vezes.” A correspondência durou até dezembro de 1944, pouco tempo antes da morte de Mário de Andrade, ocorrida em fevereiro de 1945. Em memória aos 15 anos da morte de Mário, Alceu Amoroso Lima escreveu um depoimento no qual afirmava que “Mário de Andrade, em suas cartas, tinha alguma coisa de Proust. Sua correspondência era imensa e se perdia em minuciosas explicações que bem demonstram o espírito sempre ocupado e preocupado em captar todos os entretons dos sentimentos e da realidade”.

[…]

Leia o texto original na íntegra no Jornal da USP

Eventos

01 a
10/07
de 2020

[Prorrogada] 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

A Edusp participa do evento oferecendo títulos com 50% de desconto

20/03
de 2020

[Cancelado] Lançamento de “Gênero e Feminismos”

O lançamento de "Gênero e Feminismos", que aconteceria sexta-feira, 20/3/2020, está temporariamente cancelado. Assim que possível, uma nova data será anunciada.

Mais Eventos