Livro disseca Leonardo Da Vinci, seus métodos e sua aventura criativa

Ensaio de Alfredo Bosi analisa o gênio ainda influente 500 anos após a sua morte

12/07/2019

Em Folha de São Paulo

Por Laura Erber

Durante alguns séculos, Leonardo da Vinci sofreu o efeito dos estudos parciais de sua obra. Entre os séculos 16 e 17, foi admirado como artista absoluto e gênio pintor, enquanto no século 19 foi consagrado como cientista e inventor.

Arte e Conhecimento em Leonardo da Vinci, livro de Alfredo Bosi publicado pela Edusp, foge a esse dualismo e propõe interrogar a situação ambígua de Da Vinci no Renascimento, considerando o desejo de conhecimento e as fantasias visuais que mobilizou.

Mais conhecido por sua contribuição aos estudos de literatura brasileira, Bosi mantêm há várias décadas um interesse pelas artes italianas, tendo se dedicado também às obras de Pirandello e Leopardi.

O livro sobre Da Vinci responde de certo modo aos debates acompanhados por ele nos anos 1960, na Itália, entre Eugenio Garin e Cesare Luporini, ambos professores da Universidade de Florença, defendendo abordagens divergentes da obra do artista toscano.

[…]

Leia o texto original na íntegra na Folha

 

Eventos

20/03
de 2020

[Cancelado] Lançamento de “Gênero e Feminismos”

O lançamento de "Gênero e Feminismos", que aconteceria sexta-feira, 20/3/2020, está temporariamente cancelado. Assim que possível, uma nova data será anunciada.

10/03
de 2020

Lançamento de “Leitura e Escrita de Textos Argumentativos”

Acontece na terça-feira, 10/3/2020, o lançamento de "Leitura e Escrita de Textos Argumentativos", de Marcus Sacrini, no Auditório 14 (Filosofia – FFLCH-USP).

Mais Eventos