Leonardo da Vinci: uma mirada

23/05/2018

Em Pesquisa Fapesp

Por Eduardo Kickhöfel

Leonardo da Vinci não cessa de fascinar. Pesquisadores das mais diversas áreas de estudo voltam-se ao personagem-símbolo da civiltà (cultura) renascentista. Sua obra de múltiplas facetas talvez sugira a possibilidade de obter conhecimento universal, ou ao menos uma chave para tal conhecimento. Eis então Arte e Conhecimento em Leonardo da Vinci, de Alfredo Bosi, professor emérito de literatura brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), que procura uma chave para entender sua obra.

O livro em questão não busca senso histórico. Bosi não consultou as recentes publicações da editora Giunti da obra de Leonardo em fac-símiles nem intérpretes como Pietro Mariani e Martin Kemp, citando aqui o estudioso que talvez melhor conheça a obra pictórica de Leonardo e seu mais importante intérprete. Bosi também não expressa conhecer fontes do período, em especial Leon Battista Alberti, cujos tratados a respeito da pintura, escultura e arquitetura fornecem conceitos e questões para compreender a produção do italiano. O livro em questão pode ser entendido como um ensaio, uma interpretação não diretamente dependente de estudos eruditos, como o famoso Introdução ao método de Leonardo da Vinci, de Paul Valéry.

[…]

As belas páginas do ensaio de Bosi, mesmo que eventualmente anacrônicas, auxiliam a apreciar a obra de Leonardo e talvez sejam estímulos à incipiente pesquisa desenvolvida até hoje a seu respeito no Brasil.

Leia o texto original na íntegra na revista Pesquisa Fapesp

Eventos

04/03
de 2020

Lançamento de “Arquitetura Evanescente”

Acontece na quarta-feira, 4/3/2020, o lançamento de "Arquitetura Evanescente", de Fernando Atique, na Livraria Martins Fontes Paulista.

23/12
05/01
de 2020

Boas festas e feliz 2020!

Nas próximas duas semanas faremos uma pausa em nossas atividades. Voltamos no dia 6 de janeiro de 2020. Até lá!

Mais Eventos