Enciclopédia médica com verbetes em Libras facilita a comunicação com pacientes surdos

07/02/2019

Em Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência

Por Câmara Inclusão

Todo hospital ou centro de atenção à saúde deveria ter um intérprete de Libras, sejam eles públicos ou privados, mas a realidade é outra. Consequentemente, a compreensão entre médicos, equipes multidisciplinares, enfermagem e até mesmo de suporte administrativo fica comprometida.

Para ajudar a preencher esta lacuna, a Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira pretende ser uma referência na assistência ao paciente surdo. O objetivo, de acordo com os editores, é “contribuir para abrir o mundo da medicina e da saúde aos surdos, permitindo-lhes comunicar melhor suas queixas, especificar seus sintomas e fornecer as informações necessárias a um atendimento adequado às suas características e necessidades”.

A quinta edição da Enciclopédia, lançada recentemente pela Edusp (Editora da Universidade de São Paulo), é dedicada à área da Medicina. O livro lista 1540 sinais (Libras) ao longo de 624 páginas. O conteúdo é direcionado para facilitar a comunicação entre profissionais da saúde e a comunidade surda brasileira e vice-versa.

Nos verbetes, além da explicação técnica, são mostradas ilustrações de como ele seria traduzido para a Língua Brasileira de Sinais e desenhos referentes ao termo descrito com ilustrações simulando o diálogo em Libras. O conteúdo está organizado em categorias: atendimento médico-hospitalar, corpo humano, doenças e problemas de saúde, exames, medicamentos, médicos e profissionais de saúde, tratamento, entre outras.

[…]

Leia o texto original na íntegra na câmara inclusão

Eventos

09 a
15/11
de 2020

Festa Virtual do Livro da USP

Acontece entre os dias 9 e 15 de novembro a Festa Virtual do Livro da USP.

19 a
31/10
de 2020

Lombada

A Edusp participa da Lombada, a feira de livros da PUCPR, oferecendo uma seleção especial de títulos com 50% de desconto

Mais Eventos