Edusp publica livro fundamental sobre arte na Renascença

"Giotto e os Oradores” é de autoria de Michael Baxandall, um dos maiores críticos de arte do século 20

01/03/2019

Em Jornal da USP

Por Leila Kiyomura

“Orador é um termo corrente neste livro: Baxandall o utiliza preferencialmente no lugar de ‘humanista’ ou como seu sinônimo, porém num sentido oposto ao de alguém referido ao humanismo, isto é, o conceito constituído no século 19 e que se tornaria platitude para a crítica de arte e a historiografia no século subsequente”, explica Bagolin.

Importante considerar que Michael Baxandall é um dos críticos de arte mais conceituados da segunda metade do século 20. Destaca-se pelo interesse diversificado em várias áreas das humanidades. Formado em Cambridge, estudou na Itália e na Alemanha, lecionando no Instituto Warburg, em Londres, e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Tem vários livros publicados. Giotto e os Oradores é o segundo livro de Baxandall lançado pela Edusp. Shadows and Enlightenment, publicado originalmente em 1995, foi traduzido como Sombras e Luzes em 1997.

Em Giotto e os Oradores, Baxandall busca, como ele próprio argumenta, um componente linguístico no gosto visual. “Em outras palavras, quero mostrar que a gramática e a retórica de uma língua podem influenciar consideravelmente a forma de escrever e, como consequência, de observar imagens e algumas outras formas de experiência visual.”

[…]

Leia o texto original na íntegra no Jornal da Usp

 

Eventos

04/03
de 2020

Lançamento de “Arquitetura Evanescente”

Acontece na quarta-feira, 4/3/2020, o lançamento de "Arquitetura Evanescente", de Fernando Atique, na Livraria Martins Fontes Paulista.

23/12
05/01
de 2020

Boas festas e feliz 2020!

Nas próximas duas semanas faremos uma pausa em nossas atividades. Voltamos no dia 6 de janeiro de 2020. Até lá!

Mais Eventos