A Voz do Profissional com Gustavo Piqueira

Entrevista com Gustavo Piqueira, designer de "A Erótica Japonesa na Pintura & na Escrita...", ganhador do Prêmio ABEU 2018 na categoria "Projeto Gráfico"

17/03/2019

Em ABEU

Por ABEU

[…]

Esta semana conversamos com Gustavo Piqueira, designer proprietário do estúdio Casa Rex, que venceu a categoria “Projeto Gráfico” pelo livro A Erótica Japonesa na Pintura & Escritura dos Séculos XVII a XIX, da Editora da USP. Com uma vasta experiência, Piqueira já recebeu mais de 460 prêmios internacionais de design gráfico. Sua versatilidade também permitiu que expandisse sua atuação para além do design de livros, apresentando um currículo permeado por ilustrações, objetos, tipografias e culminando nos 20 livros de sua autoria já publicados, todos marcados pela livre mistura entre design, história, arte e literatura.

Na entrevista, Piqueira dá sua opinião sobre o atual estado de apuro técnico das editoras universitárias na concepção de projetos gráficos e fala a respeito de como transmitir a ideia do autor em termos visuais.

Quais os principais desafios na concepção do projeto gráfico de um livro de arte, principalmente um tão robusto como “A erótica japonesa na pintura e na escritura…”? Ao lidar com tantas gravuras e ilustrações, o que deve ser levando em conta para que o projeto fique harmônico?

O projeto gráfico de um livro com vasto material iconográfico – caso de “A erótica japonesa na pintura e na escritura…” – deve, sem sombra de dúvida, definir sua estrutura a partir de um olhar sobre esse conjunto de imagens. E, por “estrutura”, entendo tanto a estrutura material do livro – o formato, por exemplo, é fruto quase imediato das características do material visual – quanto a estrutura mais subjetiva, o “espírito geral” que deve ajudar as gravuras e ilustrações a se destacarem, a “contarem suas histórias”. Creio ser esse um cuidado fundamental: evitar a adição de novos elementos visuais que, exagerados ou mal colocados, possam vir a prejudicar a visualização do material iconográfico original.

[…]

Leia a entrevista original na íntegra em A VOZ DO PROFISSIONAL – ABEU

Eventos

01 a
10/07
de 2020

[Prorrogada] 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

A Edusp participa do evento oferecendo títulos com 50% de desconto

20/03
de 2020

[Cancelado] Lançamento de “Gênero e Feminismos”

O lançamento de "Gênero e Feminismos", que aconteceria sexta-feira, 20/3/2020, está temporariamente cancelado. Assim que possível, uma nova data será anunciada.

Mais Eventos