A história cultural da urbanização de São Paulo, segundo Richard Morse

Editora da USP lança “Um Americano na Metrópole Latino-americana”, da professora Ana Claudia Veiga de Castro

20/08/2021

Em Jornal da Usp

Por Leila Kiyomura

“Na metrópole caleidoscópica de hoje ninguém toma conhecimento direto do fluxo de produtos e de pessoas que a todo instante entra e sai do centro. Mas, em tempos mais antigos, qualquer vadio sabia quando entrava na cidade pela rua do Piques um carregamento de açúcar vindo de Itu em mulas. Mesmo a visita de um estrangeiro era publicamente registrada.”

O comentário do historiador e pensador norte-americano Richard Morse (1922-2001), ao traçar um panorama da evolução urbana de São Paulo, do início do século 19 até o final da década de 1950, é uma amostra do que o leitor de Um Americano na Metrópole Latino-Americana – Richard Morse e a Formação de São Paulo vai observar. O novo livro da Editora da USP (Edusp), de autoria da professora Ana Claudia Veiga de Castro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, traz um foco inusitado no urbanismo da cidade.

“Quando Richard Morse chegou em São Paulo, em 1947, a modernização em curso parecia não deixar mais espaço para as velhas formas de vida que até então haviam presidido as relações sociais no País”, explica a autora. “Mecanização do campo, migração campo-cidade, industrialização intensa, tudo contribuía para que as grandes cidades, e São Paulo em especial, materializassem essas transformações no espaço urbano.”

Diante dessa movimentação, o pesquisador, na época com 25 anos, escolheu São Paulo para ser o tema de sua tese de doutorado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, defendida cinco anos depois. Morou na cidade por mais de um ano, pesquisando e acompanhando o cotidiano.

Leia o texto original na íntegra no Jornal da Usp

Eventos

28/09
01/10
de 2021

XIX Feira do Livro Editora UFPR e a 40ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc

A Edusp participa de evento com uma seleção de 100 livros com 40% de desconto.

01 a
10/09
de 2021

3ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

A Edusp participa do evento oferecendo títulos com 50% de desconto

Mais Eventos