Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro

A Identificação Ideológica nas Disputas Presidenciais de 1989 e 1994

  • de André Singer
Sinopse

Contrariando os que costumam defender a existência de uma instabilidade ideológica do eleitorado brasileiro, André Singer defende a polêmica tese de que a maioria dos eleitores, mesmo os de baixa escolaridade, dividem-se em esquerda, centro e direita, e tendem a votar de acordo com a sua preferência ideológica. Na análise do autor, baseada na interpretação de dados estatísticos, os resultados das eleições presidenciais de 1989 e 1994 devem-se a um viés conservador do eleitorado, em especial nos setores populares. Assim, a ideologia está muito mais presente nas votações do que habitualmente se imagina, ainda que o eleitorado muitas vezes não consiga expressar de forma articulada qual o conteúdo das diferentes propostas políticas.

Ficha técnica

R$ 44,00
ISBN 10: 8531405246
ISBN 13: 9788531405242
1ª edição, impressão de 2002

208 páginas
16 x 23 cm
Brochura

Eventos

07 a
11/05
de 2025

VII Feira do Livro da Unesp

A Edusp estará presente na VII Feira do Livro da Unesp, que será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, das 9h às 21h, no campus da Unesp na Barra Funda, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas
Mais