Conflito e Interpretação em Fellini

Construção da Perspectiva do Público

  • de Luiz Renato Martins
Sinopse

Fellini se consolida como o principal autor do cinema italiano depois do impacto de filmes como La Dolce Vitta (1960) e Oito e Meio (1963), graças à novidade de sua orientação temática, que se destaca tanto do mundo de penúria típico do neo-realismo como do subjetivismo intimista que se seguiu a esta escola. A partir dessas constatações, o livro dispõe a análise de quatro filmes do mestre italiano – Roma, Amarcord, Cidade das Mulheres e Ensaio de Orquestra – privilegiando veios interpretativos como a memória, a arte e a sexualidade, para demonstrar que o cinema de Fellini, em vez de nostálgico e autobiográfico, como costuma ser entendido, é na verdade radicalmente crítico e fundamentalmente impessoal.

Ficha técnica

R$ 26,00
ISBN 10: 8531402085
ISBN 13: 9788531402081
1ª edição, impressão de 1994

164 páginas
16 x 23 cm
Brochura
Coedição: Instituto Italiano de Cultura

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