O Celeste Porvir

A Inserção do Protestantismo no Brasil

  • de Antonio Gouvêa Mendonça
Sinopse

Antonio Gouvêa Mendonça reconstitui o caminho da penetração no Brasil do presbiterianismo, de 1859 ao final do século XIX, analisando suas peculiaridades em face da história do calvinismo. Ele rastreia essa gênese histórica tendo como ponto de partida o hinário utilizado nas igrejas presbiterianas brasileiras. Nesse percurso, demonstra a distância que separa a mentalidade dos presbiterianos brasileiros da própria tradição europeia, buscando as peculiaridades da inserção dessa religião no país e desenvolvendo interessante reflexão sobre o aspecto predominantemente rural no início da difusão do culto entre nós. O interesse do autor foi o de compreender como os fatores específicos de ordem histórico-social no Brasil, aliados à especificidade da mensagem religiosa dos missionários, modelaram aqui um protestantismo com características próprias, até certo ponto negador de seus modelos históricos ligados ao liberalismo e à modernidade.

Ficha técnica

R$ 58,00
ISBN 10: 8531410533
ISBN 13: 9788531410536
3ª edição, impressão de 2008

376 páginas
16 x 23 cm
Brochura

Eventos

25/08
de 2021

Webinar e lançamento do livro “Livros, Leituras e Bibliotecas”

Acontece em 25/8/2021, quarta-feira, o webinar e lançamento virtual de "Livros, Leituras e Bibliotecas: História da Arquitetura e da Construção Luso-Brasileira", de Ricardo Rocha.

Mais Eventos

Mais

Borba Gato e a emergência do passado no presente

Protestar no monumento que exalta o movimento bandeirante colocou a história no centro do debate e permite questionar o quanto de passado ainda há no presente.

Digitais passam a representar 6% do faturamento das editoras brasileiras

Em relação a 2019, o faturamento das editoras com a venda de conteúdos editoriais cresceu 36% em 2020, fechando o ano em R$ 147 milhões

Legado de resistência em Cecília Meireles e o equívoco de Laurence Hallewell

Cecília Meireles teve de ir à delegacia, debaixo de humilhações, para prestar esclarecimentos. Mas não foi “presa” pela tradução de um livro de Mark Twain

Palestra de lançamento de “Uma História da Hungria” está disponível no YouTube

Evento contou com a participação do autor e tradução simultânea

Milton Santos, morto há 20 anos, nos convida a construir uma outra globalização

Geógrafo apontou caminhos para um projeto humanitário que se contraponha ao poder totalitário do dinheiro
Mais