O Camelô

Figura Emblemática da Comunicação

  • de Jean-Yves Mollier
  • trad. Fátima Murad
Sinopse

Personagem familiar das grandes cidades nos anos 1870 a 1914, o camelô é, ao mesmo tempo, herdeiro dos mascates do campo de outrora e filho da modernidade que começa a transformar a França. Politizado quando a atualidade o impõe, mas normalmente indiferente aos debates que não lhe proporcionam ganho financeiro, o camelô, aos gritos na rua, era a alegria dos transeuntes da Belle Époque, ao mesmo tempo em que era objeto de restrição e de uma grande desconfiança das autoridades. Presente ainda hoje nos mercados da África e da América do Sul, às vezes também em cidades europeias, o camelô é um marginal que acompanha a mercantilização progressiva das sociedades e a politização das massas. Neste livro, em que se ouve vibrar a rua, Jean-Yves Mollier segue passo a passo esses vendedores ambulantes no coração das cidades de ontem e de hoje e propõe uma nova leitura de um momento crucial da nossa história política.

Ficha técnica

R$ 59,00
ISBN 10: 8531411483
ISBN 13: 9788531411489
1ª edição, impressão de 2009

416 páginas
16 x 23 cm
Brochura

Eventos

07 a
11/05
de 2025

VII Feira do Livro da Unesp

A Edusp estará presente na VII Feira do Livro da Unesp, que será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, das 9h às 21h, no campus da Unesp na Barra Funda, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas
Mais