O Amor pela Arte

Os Museus de Arte na Europa e seu Público

  • de Pierre Bourdieu e Alain Darbel
  • trad. Guilherme J. F. Teixeira
Sinopse

Pierre Bourdieu observa que os museus abrigam tesouros artísticos que se encontram paradoxalmente abertos a todos e interditos à maioria das pessoas. Partindo de um conjunto prévio de hipóteses, os autores realizaram uma sondagem sistemática sobre o público de museus de cinco países europeus em meados dos anos de 1960, com o objetivo de verificar quais fatores determinam ou favorecem a visitação. Ainda que haja um lapso temporal entre a edição francesa e esta primeira tradução para o português, a problemática central levantada permanece: por que apenas parte dos indivíduos consegue fruir adequadamente as obras de arte e quem são esses indivíduos? Estas questões são analisadas ao longo do livro, tornando-o material indispensável aos pesquisadores, professores e estudantes de artes e ciências humanas em geral.

Ficha técnica

R$ 36,00
ISBN 10: 8531410010
ISBN 13: 9788531410017
2ª edição, impressão de 2007

240 páginas
21 x 14 cm
Brochura
Coedição: Zouk Editora

Eventos

07 a
11/05
de 2025

VII Feira do Livro da Unesp

A Edusp estará presente na VII Feira do Livro da Unesp, que será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, das 9h às 21h, no campus da Unesp na Barra Funda, em São Paulo.

Mais Eventos

Mais

Eunice Ostrensky, estudiosa de Quentin Skinner, reflete sobre “Visões da Política” e o legado do autor

Na obra, Skinner estuda o contexto histórico em que intelectuais como Hobbes e Maquiavel desenvolveram suas reflexões

Pesquisa e memória se cruzam em “Histórias do Meu Avô”, novo livro de Ana Lanna

Na obra recém-lançada pela Edusp, historiadora e professora da FAUUSP explora o contexto histórico da virada do século XX por meio da trajetória de sua família. Confira a ...

Reflexões sobre a música e música sobre as reflexões

Autor de “Música Só” examina diferentes vertentes musicais através da filosofia, questionando a análise crítica dividida entre música erudita e popular

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas
Mais