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Filosofia e Educação

Filosofia e Educação

de Wilhelm Dilthey e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral

A obra do filósofo e pedagogo alemão Wilhelm Dilthey é apresentada ao público leitor de língua portuguesa pela primeira vez nesta edição. A primeira parte do livro apresenta as manifestações programáticas do autor: a exigência de fundamentar as ciências do espírito, partindo do homem real e concreto, na totalidade e historicidade de suas forças intelectuais, emocionais e políticas. Na relação conjunta entre vivência, expressão e compreensão três pilares de sustentação do mundo histórico, a vida se objetiva e pode assim ser compreendida. Em seguida, são apresentados exemplos do emprego desse programa em diferentes campos da cultura. O esforço teórico de fundamentação das ciências do espírito tem a finalidade prática de extrair princípios e regras para orientação da conduta de seres individuais e da sociedade. O volume oferece uma base ampla para a pesquisa da história e da teoria das ciências do espírito, e principalmente no campo da filosofia da educação e da… Leia mais

Flitner

Flitner

de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral

Wilhelm Flitner (1889-1990) influenciou fortemente a educação superior alemã, colaborando para o desenvolvimento da pedagogia como ciência do espírito. O próprio Flitner chamou seus escritos de reflexão engajada. Colocando-se na esfera da filosofia e da história da educação, ao estudar a pedagogia como ciência hermenêutico-pragmática e suas estruturas fundamentais, a autora, mais do que simplesmente registrar preceitos teóricos do pensador alemão, procura entender-lhes o espírito, apreender os fundamentos de sua concepção de educação e investigar criticamente seus pressupostos, além de ressaltar aspectos do diálogo, estabelecido por Flitner, entre pedagogia e filosofia, à luz do pensamento de seu mestre… Leia mais

Ninguém Ensina Ninguém

Ninguém Ensina Ninguém

de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral

Reunião de ensaios escritos pela autora a partir de 2002, os quais têm em comum a preocupação com a explicitação dos pressupostos educacionais que norteiam a prática pedagógica. A autora se valeu de sua longa experiência como docente da área de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP para refletir sobre o processo educacional, tendo em vista especialmente os resultados negativos de avaliações internacionais sobre a educação brasileira, como o Programme for International Student Assesment (PISA), com o qual esteve envolvida. Em suas reflexões, versando sobre temas como avaliação, a importância da filosofia na formação do professor, as dificuldades de obtenção de resultados na prática pedagógica, entre outros, a autora contrapõe duas teorias pedagógicas: a teoria da educação nova ou renovada, de Johann Friedrich Herbart, e a teoria tradicional da educação, de John Dewey, com a qual mostra… Leia mais

Período Clássico da Hermenêutica Filosófica na Alemanha

Período Clássico da Hermenêutica Filosófica na Alemanha

de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral

A hermenêutica assim como a fenomenologia, a filosofia analítica ou a semiótica não é uma disciplina particular, mas antes uma tendência ou corrente que se ocupa de questões dos mais diferentes setores da existência. A partir de um papel de disciplina auxiliar, como metodologia de interpretação de textos, a hermenêutica desenvolveu-se ao longo dos séculos XIX e XX, atingindo o status de um tipo filosófico particular de questionamento, para o que contribuíram Schleiermacher, Dilthey, Heidegger e Gadamer. Aqui reúnem-se reflexões em torno da obra dos dois primeiros, em ensaios de Gunter Scholtz, Frithjof Rodi e Nazaré de Camargo Amaral, responsável também pela organização do volume e pela tradução dos textos. Os autores mostram como em Schleiermacher, e sobretudo em Dilthey, a hermenêutica, entendida como teoria da compreensão, recupera a dimensão da paideia dos antigos… Leia mais