Busca

Filtrar resultados

Todos
Todas
Listar por

Ver

Limpar filtros
O Camelô

O Camelô

de Jean-Yves Mollier

Personagem familiar das grandes cidades nos anos 1870 a 1914, o camelô é, ao mesmo tempo, herdeiro dos mascates do campo de outrora e filho da modernidade que começa a transformar a França. Politizado quando a atualidade o impõe, mas normalmente indiferente aos debates que não lhe proporcionam ganho financeiro, o camelô, aos gritos na rua, era a alegria dos transeuntes da Belle Époque, ao mesmo tempo em que era objeto de restrição e de uma grande desconfiança das autoridades. Presente ainda hoje nos mercados da África e da América do Sul, às vezes também em cidades europeias, o camelô é um marginal que acompanha a mercantilização progressiva das sociedades e a politização das massas. Neste livro, em que se ouve vibrar a rua, Jean-Yves Mollier segue passo a passo esses vendedores ambulantes no coração das cidades de ontem e de hoje e propõe uma nova leitura de um momento crucial da nossa história… Leia mais

O Dinheiro e as Letras

O Dinheiro e as Letras

de Jean-Yves Mollier

Jean-Yves Mollier apresenta um estudo sobre o mercado editorial francês, ao mesmo tempo história comparada dos editores e dos homens de letras, detendo-se especialmente na fundação das editoras que marcaram o cenário do país. Cada capítulo isoladamente traz uma pesquisa sobre um indivíduo, uma família e uma empresa, mas não pretende deter-se nas biografias dos editores, e sim trazer indicações e hipóteses racionais sobre a atuação desses investidores, pequenos ou grandes, de modo a permitir comparações e possibilitar uma tentativa de tipologia dos editores. Para o autor, este livro não é a soma de certo número de autorretratos, mas sim uma interrogação de fundo sobre a evolução de um setor da economia francesa, e do início ao fim são formuladas inúmeras indagações e trazidas algumas respostas parciais e globais no intuito de permitir que o leitor tire suas próprias… Leia mais

Edição, Imprensa e Poder na França no Século XX

Edição, Imprensa e Poder na França no Século XX

de Jean-Yves Mollier

Neste livro, Jean-Yves Mollier continua as pesquisas sobre a gênese do capitalismo editorial na Europa apresentadas no livro O Dinheiro e as Letras: História do Capitalismo Editorial. Analisa agora o período que vai de 1914 a 2014, mostrando a constituição dos primeiros impérios do papel, detendo-se nos anos de guerra e no fracasso das pequenas editoras resistentes que quiseram em 1945 regenerar o sistema e limpá-lo da desonra da Ocupação. Analisa a seguir os anos do pós-guerra e a consolidação dos grandes grupos editoriais, com a posterior incorporação pelos grandes grupos de mídia internacionais. Os dois últimos capítulos do livro abordam a era do digital, uma passagem irreversível para outro universo, nas palavras do autor, propondo não só o ponto de vista dos arquivos e dos estudos universitários mais recentes, mas também uma reflexão apoiada no conhecimento do passado e do… Leia mais