Terceiro Xadrez, O: Como as Empresas Multinacionais Negociam nas Relações Econômicas Internacionais
De R$ 37,00
Por R$ 29,60
O Terceiro Xadrez é leitura fundamental para compreender como as empresas multinacionais negociam seus interesses na política internacional. O livro discute o papel dessas empresas nas teorias de Relações Internacionais e apresenta um modelo de análise baseado na Interdependência Complexa e na teoria de Xadrez de Três Níveis. São discutidos o poder estrutural e o poder brando das empresas, a formação de coalizões empresariais transnacionais e as limitações do poder de influência corporativo por ação dos Estados e de organizações internacionais não governamentais. São apresentados ainda dois estudos de caso: o sucesso da atuação das corporações na implementação de um regime de propriedade intelectual na Rodada Uruguaia do GATT e o fracasso na formulação do Protocolo de Cartagena de Biossegurança, instrumento complementar à Convenção de Biodiversidade, que regulamenta os organismos geneticamente modificados.

ISBN 13: 9788531411823

Peso: 0,395 kg

Ano: 2009

Páginas: 232

Formato: 23,00 x 16,00 x 1,50 cm

Editora: Edusp - Editora da Universidade de São Paulo