Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego

  • org. Ermelinda Moutinho Pataca e Fernando José Luna
Sinopse

Frei José Mariano da Conceição Veloso (1742-1811) viveu no Brasil durante quarenta anos, atuando como naturalista, viajante e missionário franciscano, antes de ser transferido para Lisboa, onde exerceu diferentes atividades ligadas às ciências e ao mundo editorial. Como diretor da Tipografia do Arco do Cego, coordenou profissionais das artes visuais, gráficas e literárias para a publicação de livros de divulgação científica em língua portuguesa. Neste livro, historiadores portugueses e brasileiros apresentam as controvérsias sobre o lugar ocupado pelo Brasil nas ciências naturais, nas artes e na edição no conjunto do Império português, mostrando os caminhos da circulação do conhecimento em escalas globais. Divide-se em quatro partes, discorrendo sobre o Frei e seu tempo, sua obra, a tipografia e suas técnicas, e sobre mediações e circulação de conhecimento. Ao final, um apêndice documental traz o catálogo das obras produzidas na Tipografia e trazidas para a Biblioteca da Impressão Régia.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 60,00
ISBN 13: 9788531416897
1ª edição, impressão de 2019
448 páginas

18 x 25 cm
Brochura

Eventos

19/11
de 2020

Lançamento de “Ensaio sobre Música Brasileira”

Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.

Mais Eventos

Mais

Clarice Lispector é uma bruxa que encanta

... E o leitor nunca mais deixará de ser seu. Quem começa a ler Clarice Lispector vai passar a vida com seus livros nas mãos. "Será fisgado", como define a professora Nádia ...

‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição

Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni

Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Educação em países lusófonos é tema de seminário

Livro de entrevistas lembra os primeiros anos da USP

Obra traz depoimentos de Paul Bastide, Antonio Candido, Florestan Fernandes e Mário Schenberg, entre outros

Edusp tem novo diretor-presidente

Carlos Roberto Ferreira Brandão, ex-diretor do MAC (2016-2020), é o novo diretor-presidente da Edusp a partir de setembro de 2020.
Mais