Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Livros abertos
  Editais
  Doações
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

 
TEMPOS DE FASCISMOS:
Ideologia, Intolerância, Imaginário


org. Maria Luiza Tucci Carneiro; Federico Croci

ISBN 10: 85-314-1209-9
ISBN 13: 978-85-314-1209-7
Formato: 18x25,5 cm
Nº de Páginas: 504 pp.
Peso: 950 g
Coeditora(s): Imprensa Oficial, Arquivo Publico do Estado



Indisponível 
Maria Luiza Tucci Carneiro é historiadora e Professora Associada do Depto. História e dos programas de pós-graduação em História Social e Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica da FFLCH- USP. Atualmente, coordena o Proin (Projeto Integrado Arquivo Público do Estado, Universidade de São Paulo).

Federico Crocci é doutor em História Contemporânea pela Universidade de Gênova, professor visitante no Depto. Letras Modernas da FFLCH-USP na área de Língua e Literatura Italiana. É pesquisador do Proin e coordena o módulo Migrações do Leer-USP (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação).

Veja Também:
A DITADURA MILITAR ARGENTINA 1976-1983
O ANTI-SEMITISMO NAS AMÉRICAS
A SOLIDARIEDADE ANTIFASCISTA

Este livro oferece estudos de especialistas na história e na historiografia do fascismo. Nos diversos artigos, fascismo, racismo e intolerância são examinados sob diferentes pontos de vista, desvendando-se as múltiplas formas que assumem. Os ensaios demonstram que a intolerância e o racismo estiveram presentes na Itália, Alemanha, Portugal, Brasil e Espanha como instrumento funcional para reforçar o sistema de poder; estreitamente ligado ao nacionalismo e à xenofobia, o racismo alcançou seu auge nos anos de 1930 e 1940, impondo-se como elemento de controle da opinião pública. As relações entre intolerância e o mundo da cultura são avaliadas privilegiando-se abordagens no campo da história, das artes plásticas, da música e da literatura. Os autores resgatam do esquecimento as vozes que lutaram conta a intolerância e os regimes fascistas deste e do outro lado do Atlântico.

Copyright © 2004 - 2017 EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos