Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Editais
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

  Edusp – Editora da Universidade de São Paulo
 


A Edusp – Editora da Universidade de São Paulo – é uma das maiores editoras universitárias brasileiras. Fundada em 1962, atuou como coeditora de diversas obras durante quase trinta anos. Seu departamento editorial foi criado apenas em 1988, quando se iniciaram os trabalhos de seleção e publicação de seus próprios títulos. Desde então, lançou mais de 1500 livros e alcançou um elevado padrão editorial, estabelecendo uma identidade única e definindo novos parâmetros para a publicação acadêmica no país. A excelência de seus esforços fez com que recebesse importantes prêmios ao longo dos anos e se tornasse referência pela qualidade acadêmica, científica e gráfica de sua produção.

Com a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, a Edusp dedica-se à publicação de obras relevantes em várias áreas, destacando-se pela produção científica da própria Universidade de São Paulo, sem no entanto se limitar a ela. A Edusp busca, assim, atender estudantes, professores e pesquisadores, mas também o público geral, difundindo para além da academia o conhecimento nela produzido. Estão no catálogo desde livros didáticos até pesquisas de ponta, de obras clássicas a teorias científicas contemporâneas, nacionais e internacionais, bem como estudos sobre os mais representativos escritores e artistas brasileiros e também livros de arte.

Política editorial 2016-2017

As alterações econômicas e técnicas do mercado editorial, nacional e internacional, perceptíveis nos últimos anos e ainda em plena evolução, justificam e exigem uma atualização constante das estratégias e ações da editora, a par da reafirmação dos princípios fundamentais de sua missão e compromisso. No primeiro semestre de 2016, a Comissão Editorial definiu as seguintes diretrizes, com as quais devem estar preferivelmente alinhados os originais submetidos para avaliação:

  • Ampliar a edição de obras didáticas voltadas para cursos de graduação e pós-graduação por meio de coleções compostas de títulos inéditos e novas edições, empregando estratégias que tornem os livros mais acessíveis aos estudantes da USP e de outras instituições.

  • Fortalecer a coleção Acadêmica, que visa fornecer aos alunos de graduação e pós-graduação livros que sustentem e amparem seus cursos.

  • Viabilizar, por meio da coleção Ensaios Latino-americanos, o acesso a grandes obras de autores latino-americanos ou a pesquisas em diversos campos sobre a América Latina.

  • Criar a coleção Fundamentos, destinada a agrupar títulos do catálogo atual e novas obras representando movimentos de inflexão nos diversos campos do conhecimento.

  • Criar uma coleção voltada particularmente a professores dos ensinos fundamental e médio, destinada a religar o conhecimento – produto da reflexão sobre a experiência e a imaginação humanas – com a sala de aula.

  • Incentivar o corpo docente da USP a publicar suas obras pela Edusp, formando coleções de títulos relevantes para valorizar o pensamento paradigmático produzido na universidade, a exemplo da coleção Milton Santos e da Obra Científica de Mario Schönberg.

  • Criar um portal aberto e gratuito de livros produzidos pelo corpo docente da USP para um público mais restrito, de pares e especialistas, com a possibilidade de edições bilíngues. Os autores necessariamente abririam mão dos direitos autorais.

  • Produzir e disponibilizar livros eletrônicos para serem: vendidos em livrarias especializadas; acessados por meio de bibliotecas universitárias do Brasil e do exterior; lidos por pessoas com deficiência visual (Daisy – Digital Accessible Information System).

       
 
 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Reitor
Vice-reitor
 


Marco Antonio Zago
Vahan Agopyan
 
 
 
 

EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Diretora-presidente

COMISSÃO EDITORIAL

Presidente
Vice-presidente






Divisão Editorial
Divisão Comercial
Divisão Administrativa
Divisão de Marketing
Editora-assistente

 



Valeria De Marco



Rubens Ricupero
Carlos Alberto Barbosa Dantas
Carlos Alberto Ferreira Martins
Maria Angela Faggin Pereira Leite
Mayana Zatz
Tânia Tomé Martins de Castro
Valeria De Marco

Cristiane Silvestrin
Márcio Pelozio
Luiz Carlos Corrêa Santana
Bruno Tenan
Carla Fernanda Fontana

 
 
 
 
Rua da Praça do Relógio, 109-A – Cidade Universitária
São Paulo – SP – 05508-050

Tel.: +55 11 3091-4008
 
Copyright © 2004 - 2017 EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos