Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Livros abertos
  Editais
  Doações
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

 
DIALOGISMO, POLIFONIA, INTERTEXTUALIDADE:
Em Torno de Mikhail Bakhtin


org. Diana Luz Pessoa de Barros; José Luiz Fiorin

Coleção Ensaios de Cultura
ISBN 10: 85-314-0261-1
ISBN 13: 978-85-314-0261-6
Formato: 16x23 cm
Nº de Páginas: 96 pp.
Peso: 195 g
2ª Edição


Indisponível 
Diana Luz Pessoa de Barros é professora titular de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

José Luiz Fiorin é professor de Lingüística no Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi bolsista de pós-doutorado na Universidade de Bucareste (1991-1992) e na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (1984). Sua área de pesquisa é a teoria e a análise lingüística.

Veja Também:
LINGÜÍSTICA E PSICANÁLISE
OS DISCURSOS DO DESCOBRIMENTO
ELEMENTOS DE FILOLOGIA ROMÂNICA VOL. I

Mikhail Bakhtin marcou uma renovação nos estudos linguísticos e literários do Ocidente depois que suas ideias ultrapassaram as fronteiras da Rússia, a partir da década de 1970. Na multiplicidade de temas estudados em sua obra – a sátira menipeia, a cultura popular medieval, o romance moderno ou escritores como Rabelais e Dostoiévski – é possível localizar uma mesma questão de base que ele chamou de dialogismo. Trata-se do princípio de que todo enunciado linguístico se fundamenta sobre um diálogo implícito com outros enunciados, postulado cujo desdobramento teve consequências teóricas fecundas, gerando conceitos paralelos como os de polifonia e carnavalização. Reunindo ensaios de vários pesquisadores, esta coletânea coloca-se na esteira das reflexões de Bakhtin, aprofundando aspectos mais obscuros de sua teoria ou procurando desenvolvê-la na aplicação a novos objetos de estudo.

Copyright © 2004-2018 Edusp - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos