Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Livros abertos
  Editais
  Doações
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

 
AS PROMESSAS DA HISTÓRIA:
Discursos Proféticos e Assimilação no Brasil Colonial (1500-1700)


de César Braga-Pinto
trad. Hélio de Seixas Guimarães

Coleção Ensaios de Cultura
ISBN 10: 85-314-0774-5
ISBN 13: 978-85-314-0774-1
Formato: 16x23 cm
Nº de Páginas: 226 pp.
Peso: 405 g



R$ 40,00   Comprar
César Braga-Pinto é doutor em Literatura Comparada pela Universidade da Califórnia e professor de Literatura Brasileira e Comparada em Rutgers, The State University of New Jersey, em New Brunswick.

Hélio de Seixas Guimarães é professor de Literatura Brasileira no Depto. Letras da FFLCH-USP. Doutorou-se em Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Veja Também:
DIALOGISMO, POLIFONIA, INTERTEXTUALIDADE
O DITO PELO NÃO-DITO
LEITURAS DO DESEJO

Investigando cartas, relatos de viagem, documentos históricos, teorias pós-modernas da cultura e literatura canônica, César Braga-Pinto examina alguns dos momentos fundadores da cultura literária no Brasil Colônia, procurando explicar de que modo a contradição entre a esperança no futuro e a visão pessimista acerca da realidade assumiu diferentes formas. Por meio da leitura de textos dos séculos XVI e XVII, como a Carta de Pero Vaz de Caminha, os Autos de José de Anchieta, os textos de viajantes franceses e a História do Futuro do padre Vieira, discute como a visão otimista dos discursos proféticos se relaciona à visão negativa da realidade com o objetivo de equilíbrio ou compensação. O autor evita deliberadamente levantar suposições a respeito da verdadeira relação dos indígenas com o futuro, limitando-se ao discurso construído pelo colonialismo. Ou seja, suas expectativas, crenças, esperanças e desejos de conhecer e aprender só foram levados em conta em relação ao modo como foram construídos pelos europeus.

Copyright © 2004 - 2017 EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos