Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Livros abertos
  Editais
  Doações
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

 
PELO PRISMA RUSSO:
Ensaios sobre Literatura e Cultura


de Joseph Frank
trad. ROLIM, Paula Cox; Francisco Achcar

Coleção Ensaios de Cultura
ISBN 10: 85-314-0055-4
ISBN 13: 978-85-314-0055-1
Formato: 16x23 cm
Nº de Páginas: 280 pp.
Peso: 500 g


Clique para ver o sumário.    



R$ 26,00   Comprar
Joseph Frank foi professor emérito de Literatura Comparada da Universidade de Princeton e professor de Literatura Comparada e Língua e Literatura Eslava da Universidade de Stanford.

Francisco Achcar, doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, foi professor de língua e literatura latina no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Veja Também:
DOSTOIÉVSKI I
O MOMENTO FUTURISTA
DOSTOIÉVSKI II
DOSTOIÉVSKI IV
DOSTOIÉVSKI III

Preocupado em rastrear a gênese do processo criativo de Dostoiévski, o autor de sua mais famosa biografia mergulhou em um vasto universo literário, o que resultou na compreensão profunda da literatura e da história da Rússia. Frank faz do interesse pela obra de Dostoiévski, que forma o núcleo principal dessa coletânea, uma espécie de filtro através do qual se pode ver diferentes imagens da cultura russa, com temas que se irradiam do século XIX até os dias atuais, como no fascinante ensaio De Gógol ao Gulag. Dessa perspectiva, os demais ensaios do livro analisam as ideias centrais de teóricos e escritores como Mikhail Bakhtin, Roman Jakobson, Vladímir Nabokov e Nikolai Leskov e também as teses políticas de Bakunin ou Herzen, entre outros, com um olhar que pretende dar conta tanto das influências ocidentais sobre o pensamento russo como de sua difusão no Ocidente.

Copyright © 2004 - 2017 EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos