Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Livros abertos
  Editais
  Doações
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

 
ESCRITURAS DA IMAGEM

org. Sylvia Caiuby Novaes; Andréa Barbosa; Edgar Teodoro da Cunha; Florencia Ferrari; Renato Sztutman; Rose Satiko Gitirana Hikiji

ISBN 10: 85-314-0836-9
ISBN 13: 978-85-314-0836-6
Formato: 18x24 cm
Nº de Páginas: 224 pp.
Peso: 485 g
Coeditora(s): Fapesp


Clique para ver o sumário.    



Indisponível 
Sylvia Caiuby Novaes é doutora em antropologia social pela USP, onde leciona desde 1974. Autora de vários livros e vários artigos. Atualmente, é diretora do Centro Universitário Maria Antonia.

Rose Satiko Gitirana Hikiji é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Antropologia da USP, pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual (Gravi-USP), do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (Napedra-USP) e editora da revista Sexta-Feira – Antropologia, Artes e Humanidades.

Veja Também:
JOGO DE ESPELHOS
A TRAMA DAS IMAGENS
O ANTROPÓLOGO E SUA MAGIA

Os artigos desta coletânea, resultado de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, mostram que também nas ciências sociais a imagem é um campo fértil para análise e uma forma de apresentação de dados de pesquisa. Segundo a organizadora, para os antropólogos, a percepção propiciada pela imagem é semelhante àquela possibilitada pela etnografia. Mesmo ao descrever aquilo que é familiar, a etnografia permite ter acesso a uma outra realidade submersa na aparente familiaridade que encobre o olhar. Os artigos selecionados foram divididos em três partes. A primeira reúne artigos sobre a imagem, especialmente a linguagem do cinema, de acordo com a perspectiva das ciências sociais. Seguem-se quatro ensaios fotográficos, acrescidos de pequenos textos que procuram dialogar com as imagens, e, por fim, três artigos de pesquisadores com comentários críticos sobre a produção visual apresentada.

Copyright © 2004-2018 Edusp - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos