Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Livros abertos
  Editais
  Doações
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

 
DESIGN DE CAPAS DO LIVRO DIDÁTICO:
A Editora Ática nos Anos 1970 e 1980


de MORAES, Didier Dias de

ISBN 10: 85-314-1661-2
ISBN 13: 978-85-314-1661-3
Formato: 21 x 22 cm
Nº de Páginas: 296 pp.
Peso: 584 g
Coeditora(s): COM-ARTE


Clique para ver o sumário.    



R$ 68,00   Comprar
Veja Também:
REPRESSÃO E RESISTÊNCIA
O LIVRO NO BRASIL
REI DO LIVRO

Na década de 1970, o mercado de livros didáticos experimentou um crescimento vertiginoso no Brasil, em um contexto de expansão tanto do ensino como da indústria cultural. O cenário, que também era de acirramento da concorrência, naturalmente teve impacto sobre a configuração material e visual dos livros. Didier Dias de Moraes concentra-se particularmente no design de capas, as quais, além de identificar e proteger as obras, passavam a ter a função de atrair e persuadir o público a adotá-las. Havia, porém, um descompasso entre a visualidade do livro escolar e as linguagens visuais de outros meios. Como contraponto a essa realidade, o autor estuda o caso da editora Ática (que na década de 1980 se tornaria a maior editora brasileira em títulos e faturamento), destacando a renovação visual que ela promoveu por meio do trabalho dos designers Ary Normanha e Mario Cafiero.

Copyright © 2004 - 2017 EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos