Busca
   Início  |  Edusp  |  Edusp – English  |  Edusp – Español  |  Livrarias  |  Catálogo  |  Eventos  |  Compras 
 
  Menu

  Como publicar
  Convites
  Caderno de leitura
  Prêmios
  Lançamentos
  Livros abertos
  Editais
  Doações
  RH/Concurso
  Mapa do site
  Fale conosco

 
LITERATURA E HISTÓRIA NA AMÉRICA LATINA

org. Lígia Chiappini; Flávio Wolf de Aguiar

ISBN 10: 85-314-0107-0
ISBN 13: 978-85-314-0107-7
Formato: 18x25,5 cm
Nº de Páginas: 288 pp.
Peso: 565 g



R$ 50,00   Comprar
Ligia Chiappini é professora titular, responsável pela cátedra de Literatura e Cultura Brasileiras, no Instituto Latinoamericano da Universidade Livre de Berlim. Recebeu o Prêmio Casa de Las Américas na categoria ensaio em 1983. Tem vários livros publicados e muitos ensaios em livros coletivos e revistas especializadas. Orientou mais de 50 mestrados e doutorados em Teoria Literária e Literatura Comparada e em Literatura Brasileira, na USP e na FU-Berlim.

Flávio Wolf de Aguiar é professor de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É diretor do Centro de Estudos Latino-americanos Ángel Rama.

Veja Também:
LITERATURA COMPARADA
ÁNGEL RAMA
BRASIL, PAÍS DO PASSADO?

A linha divisória entre história e literatura é frequentemente difícil de ser traçada. Muitas vezes a literatura contou o que a história não podia contar e outras tantas a narrativa histórica foi povoada de imaginação. Tendo em vista o contexto latino-americano, autores como Antonio Candido, Roberto Schwarz, Beatriz Sarlo, Marilena Chauí, Alfredo Bosi, Serge Gruzinski e John Gledson, entre muitos outros, analisam aqui as relações entre produção simbólica e processos sociais. São abordados desde temas mais gerais como as intersecções da antropologia com a literatura ou as fronteiras entre crônica jornalística e ficção, até as obras específicas de escritores como Machado de Assis e Jorge Luis Borges. A última parte, que trata da transculturação na América Latina, destaca a obra do crítico Ángel Rama.

Copyright © 2004 - 2017 EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo - Créditos